A EXPERIÊNCIA que seu condomínio precisa!

A EXPERIÊNCIA

Que seu condomínio precisa!

A EXPERIÊNCIA que a sua empresa precisa está aqui!

A EXPERIÊNCIA

Que a sua empresa precisa está aqui!

R&C Consultoria Empresarial

A EXPERIÊNCIA

Que a sua empresa precisa está aqui!

R&C Consultoria Empresarial

A EXPERIÊNCIA

Que a sua empresa precisa está aqui!

Obter ISO 9001 – ISO 14001 – ISO 16949 em SP

ISO 9001

Significado de AVCB:

A ISO (International Standard Organization) é uma organização internacional normatizadora de atividades técnicas e existem normas que cobrem as mais diversas atividades da área de tecnologia. A norma ISO 9001 se refere a regulamentação de sistemas da qualidade de forma a permitir a existência de um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto e que o índice de qualidade desejado seja alcançado em toda a produção, cobrindo todas as etapas dos processos e, principalmente, envolvendo todos os meios físicos e recursos humanos comprometidos com a qualidade do produto final, desde o projeto até a entrega do produto ao cliente. Para isso os órgãos certificadores conferem a certificação às empresas ou processos ou serviços que atendam os requisitos da norma, atestando que estas cumprem o que está disposto na mesma.


Para que sua empresa precisaria obter esse certificado?

Mais que um diferencial de qualidade, a certificação ISO 9001 abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas, uma vez que, ao adquirir produtos dessas empresas o consumidor tem a certeza que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, execução e entrega do produto, provido de um tratamento formalizado com o objetivo de garantir os resultados.


Como obter a norma ISO 9001?

No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável pela distribuição da norma, sob o Título NBR ISO 9001, que na realidade é um conjunto de três normas dirigidas a atividades conforme segue: NBR ISO 9001– Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. NBR ISO 9002 – Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados . NBR ISO 9003 –Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais. Atenção: A reprodução não autorizada de normas da ABNT, por qualquer meio, é ilegal!!


O que é a série ISO 9001?

A ISO 9001 é uma série de 4 normas internacionais para “Gestão da Qualidade” e “Garantia da Qualidade”. Ela não é destinada a um “produto” nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações. As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.

Obter ISO 9001 - ISO 14001 - ISO 16949 R&C Consultoria Empresarial

A norma ISO 9001 é composta por 20 requisitos:

  • Responsabilidade da administração;
  • Sistema da qualidade;
  • Análise crítica de contrato;
  • Controle de projeto;
  • Controle de documentos e dados;
  • Aquisição;
  • Controle de produto fornecido pelo cliente;
  • Identificação da rastreabilidade do produto;
  • Controle de processo;
  • Inspeção e ensaios;
  • Controle de equipamentos de inspeção, medição e ensaio;
  • Situação de inspeções e ensaios;
  • Controle de produto não conforme;
  • Ação corretiva e preventiva;
  • Manuseio, armazenagem, embalagem, preservação e entrega;
  • Controle de registros da qualidade;
  • Auditoria interna da qualidade;
  • Treinamento;
  • Serviços associados;
  • Técnicas estatísticas.

Conforme a própria norma admite, alguns requisitos não necessariamente são aplicados a todos os sistemas da qualidade, podendo ser necessário adaptar através da adição ou eliminação de certos requisitos para atender situações contratuais especificas.


Como funciona o processo de certificação?

Existem vários órgãos certificadores credenciados para este fim, a principio, depois de preparada para atender às normas, a empresa contrata o órgão certificador que por meio de auditorias inspecionam as instalações, processos e documentação da empresa verificando a observância aos requisitos da norma.

Um caminho proposto é:
  • Auditoria de pré-qualificação (opcional);
  • Auditoria Inicial ou Auditoria de Qualificação;
  • Auditorias de Verificação (semestral);

O que é preciso fazer para que uma empresa seja certificada?

Além do conhecimento da norma por todas as pessoas que participam da coordenação do processo de certificação, é de fundamental importância o envolvimento de todo o pessoal da empresa, sem o que, por melhores que sejam os consultores contratados para a orientação, não haverá resultado satisfatório.


ISO 14001

O que é certificação ISO 14001?

Todo o processo de elaboração da ISO 14001 foi semelhante ao que aconteceu com a ISO 9001 Normas para o Sistema de Garantia da Qualidade.

A ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – Especificações com Guia para uso, estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo.
Então, para a empresa obter um certificado ISO 14001 é necessário que atenda as seguintes exigências:


Política ambiental

A direção da empresa deve elaborar uma Política Ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os funcionários e a comunidade. E que a direção demonstre que está comprometida com o cumprimento dessa política. Deve obter o cumprimento legal e buscar o melhoramento contínuo do desempenho ambiental da empresa.


Aspectos ambientais

A organização precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resíduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emissões Atmosféricas, Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos.


Exigências legais

A empresa deve desenvolver uma sistemática para obter e ter acesso a todas as exigências legais pertinentes a sua atividade. Essas exigências devem ficar claras à direção da empresa. Os funcionários devem conhecer quais são essas exigências e quais as documentações necessárias para seu cumprimento.

Objetivos e metas

A empresa deve criar objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento da política ambiental que foi definida. Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também deve considerar exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.


Programa de gestão ambiental

A organização deve ter um programa estruturado com responsáveis pela coordenação e implementação de ações que cumpram o que foi estabelecido na política ambiental e as exigências legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de novos produtos e novos processos. Este programa deve, inclusive, prever ações contingenciais, associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos emergenciais.


Documentação do Sistema de Gestão Ambiental

A empresa precisa ter um Manual dos Sistema de Gerenciamento Ambiental que contenha as exigências ambientais da empresa.


Controle operacional

A organização precisa ter procedimentos para fazer inspeções e o controle dos aspectos ambientais, inclusive procedimentos para a manutenção e calibração dos equipamentos que fazem esses controles.

Solicite um orçamento

Entre em contato


ISO/TS 16949

Controle operacional

é uma especificação técnica ISO que alinha as normas dos sistemas de qualidade automotiva existentes – brasileira, americana, alemã, francesa e italiana – dentro da indústria automotiva global. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva.


Quem pode se beneficiar com a ISO/TS 16949?

Quaisquer empresas que queiram e precisem melhorar os procedimentos internos e que precisam se manter competitivas com processos e produtos de alta qualidade, produzidos dentro de um sistema de gestão que atende a requisitos internacionalmente reconhecidos para projeto e desenvolvimento, produção e, quando pertinente, instalação e serviço relacionados aos produtos automotivos.

Esta especificação Técnica é aplicável as plantas da organização onde produtos especificados pelo cliente, para produção e/ou reposição, são manufaturados. Esta Especificação Técnica pode ser aplicada em toda a cadeia de fornecimento automotivo.


Quer obter os certificados de segurança e qualidade para sua empresa?

Fale com nossos consultores

Controle operacional

Vários são os benefícios da ISO/TS 16949, entre elas estão:

  • Melhoria de qualidade em produtos e serviços;
  • Realização de objetivos e metas da empresa;
  • Economia de tempo e custos;
  • Transparência dos processos internos;
  • Satisfação de clientes, funcionários e acionistas;
  • Prevenção de falhas ao invés de suas correções;
  • Valorização da marca;
  • Credenciamento da empresa junto à comunidade internacional de empresas certificadas;

Para quem é relevante?

A ISO/TS 16949 é relevante para todos os tipos de companhias fornecedoras do setor automotivo, desde pequenos fabricantes até grandes organizações com múltiplas instalações (multi-site), multinacionais localizadas em qualquer parte do mundo. Entretanto, é aplicável somente para sites onde existe produção ou serviço de peças.

As organizações que desejam entrar no mercado automotivo devem esperar até entrar na lista de um cliente automotivo como um fornecedor potencial, antes que possam prosseguir com a certificação nesta especificação.